quarta-feira, 6 de junho de 2012

KILT NAS SUBCULTURAS

Post relacionado:  Kilt no mainstream

Kilts e saias fazem parte do guarda-roupa das subculturas alternativas, todavia o mesmo não acontece com as outras roupas sem bifurcação. Não temos visuais masculinos góticos, steampunk, punk etc montados  a base de sarongs, ghos, fustanellas, kimonos etc, pelo menos eu nunca vi nada longo que não tivesse calça embaixo.
Saias são mais frequentes, mas existem kilts também. 


SteamPunk:

 Vide postagem específica kilt steampunk e no marcador SteamPunk



Góticos:

 Postagem específica AQUI e no marcador Estilo Gótico

 Inspiração Punk:

ALT KILT

Nu Metal:



  Jonathan Davis é DIVO


Folk Metal:

Finntroll














O cantor Axl Rose


Analisando a presença de kilts e mesmo de saias dentro de subculturas:

  • Contestação. É uma das marcas do universo underground alternativo. Alguém tem dúvidas de que homem usar saias é revolucionário? Do mesmo modo, a atitude transgressora se manifesta também em outras referências como maquiagem, uso de preto, cabelos coloridos, inspirações vintage, enfim tudo que não é da cultura de massa. Cada subcultura terá seu motivo em específico do uso de kilt/ saia, porém a contestação é uma marca em comum.

  • Reafirmação da masculinidade. Assim como no mainstream, é proposto que o homem pode ter sua virilidade de modo não-convencional. Isto está intimamente ligado ao tópico acima, mas merece atenção especial porque o homem quer manter sua virilidade de modo sem "regras" mesmo porque algumas regras datam do século XX para cá. Até o século XVII, homens usavam túnicas largamente e quando as calças se fizeram presentes, elas não eram bem volumosas como se fossem saias? E não foi lá no século XVIII que desde salto alto até maquiagem exagerada estava onipresente nos homens dito elegantes? Então porque uma saia preta num look gótico todo preto não seria masculino?

  • E os outros? Não há preocupação do tipo "ah, mas o que vão pensar de mim?", o pensamento, muitas vezes, é o oposto: "vou vestir um kilt para provocar e fazerem eles pensarem justamente aquilo". Este conceito é o mesmo das primeiras mulheres a usarem calças!


  • Revival da Era Vitoriana e outras períodos. A Era Vitoriana é a grande vedete dos períodos históricos que inspiram frequentemente as subculturas. Como o kilt alça voo na realeza vitoriana não há como não se inspirar, além do mais temos eventos históricos de Era Vitoriana.

    Em eventos medievais pode-se usar kilt ainda acreditando erroneamente que ele seja medieval, mas também pode-se usar porque era assim que os românticos imaginavam a Idade da Luz! É também usual o great kilt em eventos desde a Idade Média até a Era Eduardiana.

     


  • Ídolos. Quem não quer se parecer com um Jonathan Davis, Nathaniel Johnstone ou um Axl Rose da vida?? LÓGEKO hehe As subculturas se inspiram em seus ídolos.




    Consegui um material muito bom remetido pela blogueira Sana Skull do Moda de Subculturas, mas prefiro fazer uma tradução para um post à parte pois aqui é apenas uma pequena reflexão.
       E vocês? Como veem kilt/ saias nas subculturas?

    Nenhum comentário: