sexta-feira, 8 de junho de 2012

BLOGAGEM COLETIVA. ESTAMPAS: Tartans




Blogagem coletiva proposta por mim e coordenada por Leo Lizardo. 

TEMA: Estampas. Pretendo fazer mais posts sobre o assunto que nos é bem íntimo por sinal.


TARTANS:
Eu não sei se todos sabem, mas o xadrez é a insígnia das famílias escocesas, cada tartan tem uma certa representatividade, são como brasões. Retirei do Tartan Finder do Scotland Shop, já temos um post aqui indicando o site. Fiz as traduções.


Diamond Jubilee Tartan Tartan

 Em comemoração aos 60 anos de reinado de Elizabeth II

 

  Scotland Forever

Meu favorito! 

 

Fraser Hunting Weathered Tartan

O Fraser Hunting Weathered Tartan é predominantemente roxo, azul claro, luz, branco e vermelho. A origem do nome Fraser acredita-se estar em um cavaleiro chamado Frezel do senhorio de La Frezeliere em Anjou, que veio para a Escócia, no século XI. Em 1160 o nome de Simon Fraser está registado como proprietário de terras de Keith em East Lothian, e ele deu à igreja lá para Kelso Abbey. Simon se tornou um nome popular para Frasers.

 

Scott Red Ancient Tartan


O Scott Red Ancient Tartan é um tartan predominantemente laranja e verde com azul e branco. A palavra latina "Scotti", originalmente indicavam celtas irlandeses e mais tarde os celtas em geral. Certamente, o registro mais antigo do nome era de Uchtredus Filius Scotti, que viveu por volta de 1130. Dele descendem os Scotts de Buccleuch e os Scotts de Balwearie.

 

Scott Black/White Ancient Tartan

Mesmo clã do anterior


Maciver Ancient Tartan

 Predominantemente laranja e preto com linha branca.
Não há explicações no site.


Graham of Menteith Weathered Tartan



O Graham de Menteith Weathered Tartan é predominantemente marrom com Grenn [N.T.: não sei o que é isso, verde não pode ser, é um marrom claro, resolvido] e uma listra azul muito pálida [bem clarinha] com ele.

Existe uma lenda que diz que o Muro de Antonine [Escócia, mas sob domínio do Império Romano] foi quebrado por Greme, um grande chefe de Caledonian, enquanto dirigia as legiões romanas fora de seu país. Isto, infelizmente, nunca poderá ser provado. Os Grahams de Menteith são um ramo importante do Clã Graham

[N.T.: Ficaria ótimo num visual steampunk, por isso pus o marcador Steampunk. Gostei muito: meu favorito II]


MacLean Hunting Ancient Tartan

Predominantemente verde com preto e uma listra branca.

O nome MacLean é processado em gaélico "MacGille Eoin" ou "filho do servo de St. John". O clã reivindica a sua descida de "Gilleathan Na Tuaidh", da casa real de Lorn
[N.T.: Ficaria ótimo em um look gótico, por isso vou pôr no marcador)

 

Grey Granite Tartan

Nada no site. Legal usar no estilo gótico.

 

Nenhum comentário: