sexta-feira, 27 de maio de 2011

COMO ADAPTAR/ LIMPAR UM VISUAL DE DESFILE DE MODA? Phenomenon



   Continuando o exercício de adaptar/ limpar um look para nossa realidade, eis looks do outono/ inverno 2010 - 2011 da marca japonesa Phenomenon. O material fotográfico bem como as informações que acabaram de ser ditas, foi extraído do New Male Fashion. Acesse o site para mais propostas e mais exemplos de Moda Alternativa Masculina.


  A coleção é composta por vestidos (porém com leve acinturamento) e sobretudos.




     
     A primeira coisa a ser feita é fechar a saia que aberta deste jeito, ela parece papel de seda, daqueles de pipa sabe? Talvez possamos trocar por um tecido menos fluido, a cor branca pode ser mantida, mas é certo de que sendo num tom escura ficaria mais discreta e menos transparente. 

    Poderíamos vestir esse "vestido" branco do jeito que está, mas eu escolheria uma calça comprida, embora a largura está ótima, justa, mais sem, excessos.Outra possibilidade seria fechar mesmo a saia e dispensar a calça.

 



   
   A combinação de cores está belíssima. O xadrez é muito bonito, mas a mentalidade brasileira associa este tipo de padronagem à festa junina, poderia trocar por xadrez escocês neste mesmo tom 

    No entanto, como estamos diante de um vestido, mande fazer um sobretudo sem forro, num tecido mais leve como flanela na estampa que comentei (ou variações) e num corte reto com cintura média. Se observar bem, a cintura média do vestido não está muito marcada e deve ser algo que permita movimentos. 

   Não é possível observar, mas esta sobressaia/ sobretudo possui uma saia godê simples ou é realmente um sobretudo, não consigo sair da sombra da dúvida. Aparentemente, a partir da saia, não se usa mais botões, você pode colocá-los. A peça pode ser usada aberta com gravata, echarpes, sobretudos góticos e/ ou pesados por cima, lembrando que seu vestido/ sobressaia será em tecido mais leve e isso permite maleabilidade na composição de um look.

    O cardigã desta proposta poderia ser preto, ficar melhor. O uso de calças é viável. Adorei a pose do rosto do gajo (Eu não sou da ralé)!





     Esse penteado é muito andrógino, talvez o uso de barba ou jogar o cabelo para trás resolva, aliás, usar barba deveria ser mais tendência. Novamente o questionamento sobre o papel de seda que pode virar saia se a cor for mais escura ou o tecido mais pesado etc. A mesma reflexão de antes: a saia pode ser fechada, mas aí não precisará usar calça. Pode-se usar os dois, mas a correção na cor e/ou tecido da calça são essenciais! 

    A blusa está muito justa ou o modelo acima é uma mulher, sinceramente, tenho dificuldade de distinguir. Use algo mais leve e aberto porque roupa justa já é uma associação à mulher e como você estará de saia...  A estampa xadrez não vai parecer coisa de festa junina porque é blusa e não camisa ou saia, peças típicas das festas populares. Porém, você pode usar estampas em tramas menores, estampas grandes aumentam o tronco, dependendo da estampa, até pessoa magra fica gorda...

    



      A camisa parece apertada, infelizmente, certos detalhes podem ser apenas impressões, é que as fotos da internet realmente são fotos e não vídeos, em vídeo poderíamos ter certeza se estamos diante ou não de uma ilusão de ótica. Seja como for, use uma camisa mais larga e um pouco desabotoada porque isto ajusta sua silhueta, eu não usaria uma camisa preta com botões numa cor clara, isto atrapalha a composição do "preto básico". 

     Novamente você deve optar por usar a saia aberta ou fechada sem calça. Saias abertas para trás como esta combinariam melhor num look menos sóbrio/ mais informal. O echarpe na cintura é dispensável.



      
     Este visual é deveras gracioso, entra na minha lista de sonhos dos sonhos. Claro que tal proposta é perfeita para um filme de ficção científica e uma peça de teatro, a questão é que certas roupas de desfile necessitam de adaptação até para representações cênicas. Outra observação é que até mesmo nas artes existe repressão no que tange figurino, isto é muito ruim porque certas peças pedem figurinos inovadores. Eu mesmo tenho projetos de peças de teatro em que figurinos diferentes sejam destaque.

      Para vestir algo científico-futurista como deste look como adaptações a contextos de baladas, saraus, eventos alternativos, você deve começar encurtando a bota que brilha muito e fica parecendo algo muito "fantasia".  Pode-se manter o cano alto, mas a cor pode mudar, lembrando que a proposta também acaba mudando, o melhor a fazer ainda é diminuir o cano da bota mantendo o efeito metalizado. Os detalhes pontudos nos ombros da jaqueta precisam ser minimizados, feche a saia e creio ter apresentado uma das várias possibilidades.




  Assim como o próximo look, este conjunto está plenamente usável. Você pode fazer modificações como  usar uma calça mais longa ou mesmo usar uma gravata ou boina. Mas a realidade é que o conjunto está graciosíssimo.
       




   O look perfeito da Adaptação/ Limpeza de hoje é o último.Sobretudo longo, pode ser de flanela sem forro, na mesma estampa ou similar e por cima um grande sobretudo. A calça aqui não representa impedimento. Este look parece ter saído de um filme romântico antigo daqueles que o mocinho viaja de avião de um país para outro atrás da donzela. Os sapatos lindos, flexíveis e discretos presentes nas 5 propostas me agradaram bastante!

   Novidades: vocês perceberam que o blog agora possui o sistema de comentários pelo facebook? Este aplicativo foi adicionado pelo amigo escritor Well Souza, editor-geral da Comunidade Literária Benfazeja da qual orgulhosamente faço parte. Meus agradecimentos por ter instalado o aplicativo aqui e no Poesia Retrô. Aliás, conheçam os blogs literários que nos apoiam, os sites onde escrevo, os saraus em que me apresento...

2 comentários:

Moda de Subculturas disse...

"A primeira coisa a ser feita é fechar a saia que aberta deste jeito, ela parece papel de seda", ai só você mesmo...
O xadrez da foto 2 é lindo! (e eu acho festa junina o máximo de engraçada e divertida). Eu não consegui ver a foto grande é um vestido? ,
Eu acho que a blusa da foto 3 está boa, não está muit justa não. E ela é bem bonita!
A foto 4 gostaria que a saia fosse fechada, ok usar a calça por baixo pra fazer estilo ou enfrentar o frio.
No look cientifico-futurista eu fecharia a saia, mas manteria o resto exagerado como está, talvez só mudasse as cores.
Agora que eu vi, todas as "saias", são na verdade vestidos com aboroamento e gola de camisa. Muito interessante...

Febo Vitoriano disse...

Tudo muito lindo...