quarta-feira, 23 de maio de 2012

KILT NO MAINSTREAM



    Dentre as peças da moda masculina sem bifurcação (gho, sarongs, fustanellas etc), o kilt é a mais frequente nos desfiles e editoriais. Obviamente, saias e túnicas de diversas formas, modelagens e caimentos estão à frente, porém é o kilt o traje étnico mais comum dentro os outros citados acima.

   Inicialmente a postagem abordaria mainstream e subculturas, mas postagens longas dão trabalho demais, cansam etc




                  RAG e BONE                                    Fantastics mag       



                                            Viviane Westwood





                                                                 Jean Paul Gaultier






 


 
                                         Comme des Garçons


                 Marc Jacobs vestindo kilts da
Comme des Garçons.

RELEITURAS/ INSPIRAÇÕES/ ADAPTAÇÕES:
 


Os kilts da CDG (acima) mantêm a modelagem convencional (pregas atrás, parte lisa na frente), mas recorrem à estamparia diferente.

Por outro lado temos releituras, versões modernizadas, estilizadas, releituras.  Por exemplo, saias preguedas na frente, inspirações kilts. 


                                     No editorial da Carbon Copy Magazine


Dance, Dance, Dance!
Fashion Direction Shinya Yamaguchi
Fonte



Editorial da Nu-Mode Magazine





Editorial de
The Ones2Watch



Possíveis razões (hipóteses apenas) para o kilt inspirar/ influenciar o mainstream mais do que as outras saias/ túnicas étnicas:

  • Nobreza e status. Desde a visita de George IV à Escócia o kilt faz parte também da cultura inglesa, não só o rei anulou a lei que proibia a indumentária highlander como esteve vestido como tal. Desde então toda a realeza britânica masculina tem vestido  kilt e complementos.

    Também as celebridades recentemente têm aparecido de kilt e isto pode influenciar o mainstream assim como influencia quem aprecia tais pessoas famosas e ainda seduz as mulheres.

  • Kilt é roupa de homem.  É verdade que as lojas especializadas vendem também kilt/ saia para mulheres, mas há uma preferência/ consenso do uso por homens. Já sarong não, sempre foi usada por ambos os sexos, por exemplo. A lógica seguida por muitos é mais ou menos a seguinte: "se o kilt é uma peça masculina não coloca em xeque a masculinidade."

  • Reafirmação da masculinidade. Ninguém aguenta mais ter que usar calça preta + gravata vermelha + camisa branca + paletó etc. Ninguém aguenta mais o mesmismo da moda masculina. Os estilistas querem revolucionar, mas como? Baseiam-se no item acima e nos outros abaixo e lançam o kilt nas passarelas.


  • Moda. É uma moda e não uma anti-moda, o little kilt quase não sofreu alterações, porém seu uso não foi com trajes folclóricos em si e sim com roupas seculares, por exemplo, no Romantismo usava-se o xadrez, na Era Vitoriana houve o kilt liso (v. John Brown) e no ínicio do século XX Edward VII usava com a boina típica não do kilt, mas da Era Eduardiana mesmo.

    Isso sem mencionar a evolução do great kilt ao little kilt (ou simplesmente kilt), quer dizer, kilt foi usado acompanhando as modas de cada época, as imagens comprovam isto! Com lava-lava, sarongs, fustanellas etc isso também pode ter ocorrido, mas alguém já viu imagens? 

  • Caimento. Pregas traseiras e/ou laterais ajustam a silhueta. É sabido que a saia evasê, por exemplo, é a melhor opção para todos os biotipos, talvez o kilt também sirva para todos os corpos porque a parte lisa não engorda, as pregas não "incham" como o corte godê etc etc etc

  • SubculturasInfluências subculturais estão presentes na moda atual..


Nem eu saberia responder tais questionamentos, será que alguém conseguiria?

Nenhum comentário: