sábado, 30 de abril de 2011

COMO ADAPTAR/ LIMPAR UM VISUAL DE DESFILE DE MODA? Jean Paul Gaultier


Rapazes,


Com base na postagem de releitura da tradição escocesa, decidi praticar e escrever sobre o exercício de adaptação e/ou limpeza de looks de estilistas famosos. A imagem acima foi extraída do excelente blog Moda de SubCulturas. Uma imagem foi extraída do Masculin.com

Para começar, tenhamos como referências os 4 looks  acima assinados por Jean Paul Gaultier, um dos pioneiros a propor o retorno da saia no vestuário masculino. Algumas combinações precisam ser adaptadas para a sua realidade, rapaz. E quem decidirá que peça eliminar, trocar ou mesmo acrescentar? Você mesmo! É você que vai escolher o seu estilo para se conhecer melhor.

Em nenhum momento afirmo que os looks de Gaultier são feios, exagerados e deselegantes, pelo contrário, são belíssimas criações que certamente estão fazendo a História da Indumentária. Acontece que são propostas de um desfile, muitas vezes possuem finalidade somente artística e são necessárias adaptações/ releituras para o seu contexto.

Notemos que alguns casos se faz presente eliminar boa parte dos elementos a ponto até de acrescentar outros, digamos assim: uma troca. Como teremos casos que nada precisa ser mudado, o look será somente adequado à situação. Ao invés de começar da esquerda para a direita, seguiremosem degradé, na ordem deo mais pesado para o que menos exige mudanças.




1- XADREZ



Os cabelos estão bacanas, aliás, os quatro modelos expressam, de uma forma ou de outra, um perfil alternativo de  de beleza masculina. Neste primeiro look, eliminaria os brincos, porque tendo em vista que o modelo está maquiado e possui um cabelo armado o rosto ficou muito andrógino, o uso da barba ou a retirada dos brincos corrige isso.

A jaqueta é bonita, mas você não poderá usá-la com este kilt. Aproveite para eliminar também a calça. Uma coisa que precisa ficar bem clara é que o uso de kilt com calça é bem-vindo, mas é relevantíssimo ficar atento a critérios como o conforto, imagem aparente, imagem real, discrição.

Por conforto entenda que dependendo da largura da calça e do kilt seus movimentos se restringem, eu prometo elaborar uma postagem sobre isto. Imagem aparente: dependendo de seu biotipo e das condições de modelagem mencionadas (se o kilt e a calça são largos ou não) você pode parecer até mais gordo. E no último critério compreenda que nem sempre a imagem real de calça e kilt é perfeita. Como toda sobreposição, deve ser pensada assim como não se pode esquecer que duas peças nas pernas chamam mais a atenção que uma.

Imaginemos o modelo já sem a calça e a jaqueta. Este seu look  serve para uma balada gótica, lançamento de um livro, show, barzinho, sarau etc sem problemas! Não temos como saber como é esta blusa preta cacharrel (eu não usaria como cacharrel), no entanto, deve ser discreta, seja como for, fica um conjunto gracioso, mas numa situação que estiver usando uma blusa de frio, pense na possibilidade de que se o tempo estiver para mudar ou o ambiente for quente você precisará despir a blusa e isto exige uma camiseta ou camisa que combine com o resto por baixo. Ás vezes, uso uma camiseta confortável por baixo de camisas, mas eu jamais me apresentaria com elas por serem somente confortáveis...



2- RISCA-DE-GIZ



   
Cabelos impecáveis novamente, mas um chapéu gângster (na mesma estampa da roupa)  te transformaria no mafioso mais anos 30 do séc XXI, o resto do look está quase pedindo um charuto e alguma vagabunda. 

Eliminações: echarpe e calça. Uma gravata para ser usada aqui precisaria ser na mesma cor do lenço (o do bolso) com uma camisa lisa. Mas você pode não usar gravata, mesmo a camisa usada em gola aberta como restante das roupas na estampa risca-de-giz propõe um look de escritório, embora você não pode  ainda) usar este tipo de combinação para trabalhar. 

   Eu substituiria o coturno por sapatos sociais tendo em vista a proposta "escritório" e também pelo fato do kilt estar nas canelas. Além de diminuir as pernas, não fica tão harmonioso como se a bainha do kilt terminasse plenamente no joelho ou se o modelo estivesse usando botas etc Mas a realidade é que se for para entrar na proposta, eu calçaria sapatos sociais. 

  
3-PRETO E BRANCO




Tendo em vista que um oceano separa Brasil e França e há pouquíssimas informações sobre as obras dos estilistas na internet, torna-se verdadeiramente impossível descobrir quais eram as propostas, intenções, inspirações que levaram o criador a desenhar uma gravata terminando no quabril ou o motivo das combinações exageradas de estampas nos looks anteriores. O problema se torna mesmo um problema quando não sabemos como adquirir as peças e como arranjar os moldes.

Como se pode notar, este visual quase não precisa de adaptações. Você é quem decidirá o que eliminar/ acrescentar. Aqui temos um modelo magro, a saia não deve ser justa como na foto porque mesmo os magros terão dificuldade de se movimentar além de que ninguém marcar as nádegas! A saia não parece ter pregas, talvez tenha algumas discretas no verso, talvez seja interessante investir em pregas lateriais e traseira para não parecer uma saia muito "fechada" e ganhar a modelagem de kilt.

 A gravata pode ser menos frouxa com um nó convencional e terminar na cintura  gravatas longas sempre podem se esconder no colete. O resto não exige modificações para usar num evento alternativo. Este look parece roupa de noite...





4-  PROFISSÃO SÉC. XXI




Se eu tivesse dinheiro para estar em Paris, este eu estaria usando agora mesmo! Sinceramente, é um dos melhores looks de JPG, talvez seja o melhor. Já me apontaram que este look se parece com as propostas sociais que tenho usado, é isto que as grifes brasileiras de kilt e moda alternativa não conseguiram ainda entender! Nós queremos diversidade, não tem como reduzir mais ainda a moda gótica/ alternativa propondo somente dois modelos de kilt, o gótico (somente usado nas baladas e que, na verdade, é saia e não kilt) e o xadrez (somente usado nos pubs), essa divisão tem sido muito ruim, uma restrição como "kilt deve ser sempre xadrez e usado com seus acessórios típicos" e outros mitos da vovozinha só prejudicam a cena. Mas acredito que a modelagem DEVE SER A TRADICIONAL obviamente! Apesar do modelo acima ser uma saia etc etc etc


É plenamente usável e limpo este look. Aqui você já pode pensar em como reproduzir ou fazer uma releitura mais forte. O look mais belo desta postagem é composto por uma saia e não por um kilt, isto significa que é como se o estilista estivesse dizendo: "Eu sou o estilista e posso desenhar uma saia que realce a virilidade dos homens." O que se percebe aqui é a alternativa, a possibilidade, a criatividade no lugar do reducionismo.


Como você pode usar isto? Talvez isto seja mais uma das mil roupas lindas que não existem na Oscar Freire! Então, preste atenção na modelagem. A saia é aparentemente evasê (em forma de A), o que acontece é que o tecido fluido (opte por tecidos leves como oxford e crepe) faz com que ela seja um pouco rodada. Impressão minha ou há uma linha na esquerda? Seria apenas o caimento ou estamos diante de uma saia envelope? Se for envelope (saia transpassada como o kilt) tome cuidado para não ficar justa (consuma bastante tecido).

As regras de sempre: quem está acima do peso deve evitar o paletó justo, aliás, tudo que é justo, não apenas por uma questão de estética, mas primeiramente porque é desconfortável. Caso mude as cores, mantenha pelo menos o mantenha o mesmo padrão de cores frias, aqui o que predomina é o cinza  ou creme (?) que aparece claro na saia e escuro no paletó, talvez ele seja um preto desbotado ou até mesmo azul, todavia, é percebível que houve uma boa associação de cores. Talvez este look ficasse pesado em preto...


Onde vou usar isso? Boa pergunta! Onde usar? Pelo que vejo, o estilista inventou algo como "vai trabalhar, homem!" e aí vemos que no trabalho isto não pode ser usado porque o padrão é a risca-de-giz do look 2 sem o kilt (óbvio!) Talvez nos eventos literários  (saraus, lançamento etc) e situações contemporâneas, isto é, situações anacrônicas (piquienique vitoriano, por ex.) não combinariam por ser essencialmente moderno o look.


O que se pode concluir é que nem eu sei onde usaríamos este look, talvez para uma balada e demais festas, a gravata seja eliminável uma vez que passam uma formalidade empresarial tão forte que pode parecer fantasia e precisamos começar a ensinar ao povo (e a nós mesmos antes) que nossas roupas não são figurinos do teatro e nem de grupo de dança e nem de festa anos 60 e coisas do gênero...




CONSIDERAÇÕES GERAIS SOBRE AS 4 PROPOSTAS




A- Teoricamente, retirando kilt, os dois looks iniciais podem ser usados na rua e até no trabalho (basta retirar o echarpe), no entanto, nossa proposta é usar as saias! Mas fica aqui a dica para quem gostou do visual também com a calça.


B- Já pensou na possibilidade de misturar os looks?


- A saia creme com a jaqueta preta (look da direita)?

- O kilt xadrez com a camisa branca do último look (olha, o look escocês da postagem anterior!)?

- A calça da primeira proposta com o paletó liso da proposta que eu favoritei nos  arquivos do meu cérebro?

- O kilt risca-de-giz com a blusa cacharrel ou com a camisa vinho do terceiro look da esquerda para a direita, camisa esta que quase não vemos, mas que tem uma tonalidade nota dez?

Sua imaginação é infinita!


C- Aparentemente todos estão "coturnados". Mais 4 exemplos de como usar kilt
e coturno de forma diferente. Que riqueza!


D- Apesar das diferenças, há uma semelhança: além de serem propostas muito bonitas, as 4 parecem ir numa mesma direção: algo relacionado ou inspirado ao mercado de trabalho. Será que um dia conseguiremos concretizar este sonho de Gaultier?



E- Alguém ainda acredita na limitação do uso do kilt/ saia?





Rommel Werneck

sábado, 23 de abril de 2011

PREPARATIVOS DA I EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA 'STAMOS KILTS!

   
  Extraído do site do bairro do Brooklin



Com o intuito de demonstrar a autenticidade da saia masculina, o primeiro blog brasileiro sobre kilt pretende realizar uma exposição fotográfica itinerante e sem fins lucrativos.


As fotografias serão produzidas num ensaio durante um passeio e encontro fotográfico no centro novo de São Paulo por fotógrafos amadores e profissionais. Os modelos serão homens usando kilts ou saias, tudo com decência, virilidade e elegância como uma forma de comprovar a beleza de nossa peça de vestuário favorita  para a população paulistana. A presença de garotas é essencial, desde que fotografadas com os rapazes que vistam kilt. 

O passeio está previsto para dia 25 de junho, sábado, em horário a ser definido posteriormente, sendo um evento predominantemente diurno. A intenção é que as fotografias sejam expostas em galerias, eventos culturais e estabelecimentos de contatos nossos e de fotógrafos além de circularem pelos perfis de redes sociais dos fotógrafos.Pedimos para as instituições, grupos e associações culturais que desejarem expor o material entrem em contato conosco, nós faremos o mesmo. 


O roteiro (em construção) é o seguinte pelo Centro Novo:

- Avenida Paulista nos arredores da estação de metrô Consolação;
- Rua Augusta;
- Rua Oscar Freire;
- Pça Nossa Senhora do Brasil;
- Avenida Brigadeiro Faria Lima;
- Avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini;
- Ponte Estaiada;



Por ser um evento sem fins lucrativos, nenhuma taxa será cobrada assim como nenhuma remuneração será paga. No entanto, é exigido um cadastro prévio tanto de modelos como de fotógrafos.



Para participar deste evento é necessário realizar o seguinte procedimento:


1 - Participar e se apresentar em nossa comunidade no orkut ou da opção curtir no facebook, ambos linkados em nosso blog na barra lateral;

2 -  Confirmar presença e cumpri-la;


3-  Respeito ao dresscode sendo que os modelos fotografados deverão estar obrigatoriamente de kilt ou saia masculina;


 4- Os fotógrafos, pessoas e garotas que acompanharão o grupo não precisam seguir uma linha de vestuário, estão liberados;



5- Os participantes deverão enviar uma fotografia do look do evento para o e-mail principedark_alvaresdeazevedo@yahoo.com.br. Tal medida foi pensada não somente por conta da vulgaridade na moda alternativa, mas também por conta de, infelizmente, a Galeria do Rock e afins venderem kilts quase no mesmo tecido e como queremos para evitar repetições como se estivéssemos uniformizados foi adotada essa regra;



Lembrando que este evento pretender ser o primeiro e não o único. As informações acima referentes a locais e data podem ser facilmente discutíveis. Alguma dúvida, sugestão, comentário? Façam em nossa comunidade do orkut que já possui tópicos sobre o assunto. Façamos as discussões lá ou no facebook na opção curtir.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

DESAFIO DO ESTILO É PARA QUEM PODE: MANIAS DE ROMMEL WERNECK


Rapazes,



A Laura Braga, editora do blog Estilo é para quem pode propôs um desafio aos blogueiros: elaborar uma postagem com suas "manias" pessoais, isto é, os elementos essenciais, aquilo que jamaias deve faltar! 

O foco deste roteiro é mostrar meus modelos de kilt e complementos favoritos.  Aqui demonstro algumas padronagens, cores e acessórios que gosto de usar sempre! O kilteiro que desejar participar basta deixar um comentário e conversamos.



1- ALTURA


Tenho preferência por kilts longos (por longos entendam da canela para baixo), como também uso peças na altura do joelho, acontece que prefiro num comprimento de aproximadamente um palmo abaixo do joelho de modo que os mesmos estejam cobertos quando na posição sentado.

Nada contra o kilt bem rente aos joelhos ou revelando um  pouco, mas lembremos que não fica bem em todos os homens e looks. É necessário adequar a altura de acordo com seu tipo físico e principalmente com a proposta de sua roupa. Vamos sempre nos lembrar que uma roupa passa uma mensagem e não é possível que você utilize apenas um look escocês.








2- CLÃS


Não é todo tipo de xadrez que me agrada, aliás, as lojas de Moda Alternativa na Galeria do Rock vendem umas coisas...  O Clan Mac Hamilton possui uma página somente com tartans diferentes. Selecionei aqui os que mais gostei (na verdade são vários, mas para não fugir do foco...)


Clergy não é apenas o meu favorito. O Cândido, fundador do Conselho Steampunk Paulista, concorda comigo que esta é a estampa mais flexível e graciosa.

Minhas estampas favoritas são padronagens pequenas, escuras e discretas (sem muito contraste). Cores claras também são bem-vindas, mas não são todas que são legais. O kilt xadrez demonstrado no início do post e meu kilt roxo ilustram minha opinião.
 MacLachlan lembra meu kilt roxo, mas este tartan da foto talvez seja mais adequado para um visual de irreverência como o punk, lembrou-me até mesmo dança. Eu gostei da estampa, mas seria necessário usá-la corretamente.

Ainda não tenho um kilt camuflado, mas é algo que achei bonito no vocalista do Korn


3- CORES


Gosto muito de preto, ele é a essência, o perfume, o incenso que me movimenta assim como o roxo, mas o preto é mais forte, presente e marcante, ele combina com quase tudo. Marrom, bege, azul marinho e verde militar eu também usaria. Talvez as três primeiras fotos já sirvam como exemplo. 


4- BOLSAS

Quem me conhece sabe que não saio de casa sem bolsa. Uma pasta resolve questões como não perder chaves, documentos, carteira etc ainda mais quando se usa um kilt e mesmo um sporran é bacana, mas pasta também combina e coloca o homem num status moderno e urbano.




5- SAPATOS SOCIAIS/ COTURNOS

Por mais que eu ame coturnos, também gosto de sapato social e tênis iate. Não é possível que somente coturno combine com kilt. A fotografia abaixo bem como outras do blog ilustram o uso com outros calçados além de botas





6- MEIA-CALÇA


Apesar de várias pessoas do orkut chiarem, deixo aqui meu testemunho e minha devoção por meias fio 60 e fio 80. Para se ter uma noção, eu costumo usar isso com bermuda também.







 7- MAQUIAGEM


Gosto muito de usar sombra roxa com sombra preta. Amo maquiagem principalmente num efeito borrado. Vou aprendendo aos poucos.











8- INSPIRAÇÕES DIFERENTES

Ao contrário dos putapuritanitanos das comunidades de orkut eu não preciso sair na rua vestido de dança folclórica escocesa.










9- SAIAS

Já comentei que algumas saias também ficam bem em nós.









10- CALÇA SOCIAL

É o que mais uso no dia-a-dia por ser prática, confortável e elegante, jeans nunca foi nada disso...





 ___________________________________________________________________

_____________________
E vocês, rapazes, como usam um kilt?

terça-feira, 19 de abril de 2011

RETOMADA DA COMUNIDADE PICNIC VITORIANO SP + REDES SOCIAIS

 Fotografia do usuário photolorenzo

Rapazes,


        Além de dirigir o Poesia Retrô, o Poesia Sacra (em reformas), o 'Stamos Kilts e ainda outros mil projetos, eu também sou diretor da comunidade de orkut Picnic Vitoriano São Paulo e ABC


         Estive afastado de lá porque meu orkut pessoal foi excluído, meu segundo perfil pessoal foi hackeado ou confiscado e agora tento fazer as pazes com orkut de novo. Já montei tópicos no grupo. Acessem a comunidade no link acima para discutirmos os preparativos dos eventos de inverno em São Paulo e adjacências.

          Também  vale o convite para a nova comunidade (tive que fazer outra) de nosso blog. Acesse aqui.

        No Facebook, coordeno o grupo Moda - Vogue - Fashion onde temos estudado, discutido, comentadoe compartilhado informações, looks, links sobre Moda. 

        Ainda no Facebook há o grupo Moda Masculina criado e gerenciado por Paulo Mamedes. Ao entrar lá não se esqueçam de dizer que foi indicação do 'Stamos Kilts!


domingo, 17 de abril de 2011

"ANÁGUA" MASCULINA + FOTOGRAFIAS DA VIRADA CULTURAL



Rapazes, eu participei da noite de sábado da Virada Cultural. Estive em dois eventos, o Conselho Steampunk Paulista e o Sarau Ambulante.


Para quem não conhece, a Virada Cultural é uma série de eventos que acontecem anualmente em São Paulo com atrações culturais gratuitas (shows, desfiles de moda, saraus, óperas, peças de teatro, sessões fotográficas, feiras etc) em praças públicas e históricas e demais lugares. Foram 24h de eventos culturais entre as 18h de sábado até as 18h de domingo, respectivamente, dias 16 e 17 de abril. Este acontecimento é inspirado num evento parisiense, o Nuit Blanche.


Geralmente, a Virada acontece em maio, desta vez foi no calor insuportável de abril. Eu faço parte do Conselho Steampunk de São Paulo e fui capa do site uol no sábado, seguem aqui as principais fotos do evento, ou melhor, dos eventos, em que eu também apareço com meus amigos devidamente trajados de séc XIX.




Foi difícil planejar um visual bacana tendo em vista a alta temperatura e os requisitos para voltar ao séc XIX. Além do mais, minha saia longa preta já perdeu o preto há muito tempo, ainda é usável com uma camiseta preta desbotada, por exemplo, mas para o que eu queria não ficaria bem. 


Então, planejei uma anágua para meu visual. Mas, Rommel, como assim?  A ideia era utilizar uma saia evasê um pouco volumosa e longa, mas meu kilt gótico vai até a canela e mesmo aberto (com os ilhóses sem fita ou cadarço) ele fica fechadinho. 

Então, em menos de 24h, planejei o visual vitoriano com minha saia preta  de elástico por baixo de meu kilt evasê de modo que consegui dar um pouco de volume e não parecer tão desbotada. A saia preta foi utilizada como cintura baixa e o kilt gótico como cintura alta para eu poder andar. A combinação não ficou das piores e consegui dar o volume que eu queria.
















 FICHA TÉCNICA
  


Look Siècle Dix-neuf
 
                                                         
Ocasiões
Virada Cultural - Dimensão Nerd - Conselho Steampunk São Paulo
Sarau Ambulante dos Poetas do Tietê

Data: 16 de abril de 2011, noite
Local: Pça do Correio + Viaduto do Chá e adjacências


Elementos


Bata indiana branca
R$4,00 no bazar da Igreja Presbiteriana. Peça coringa que sempre uso. 
Colete azul.  
No mesmo bazar por R$5,00

Gravata preta de zíper. 
 Não lembro o preço, comprei numa loja de 1,99 em Santo André,
foi menos de 10 pratas, bem menos.
Saia preta longa, evasê com elástico.  
R$1,00 no  extindo bazar do câncer. Mais quatro reais para a costureira inserir os passadores. 2007
Kilt gótico. 
R$60,00 numa confecção de moda reggae (?). Eles não fabricam mais este tipo de kilt.


Coturno Chebel nº47 
(sou um rapaz grandinho) preto e de cano comum
Creio que paguei uns R$60,00 na Av Tiradentes em junho.

    As fotografias abaixo são de minha câmera. Agradeço imensamente a todos os meus amigos por proporcionarem belíssimas imagens e momentos. As fotos mostram o como a moda alternativa pode exprimir o esplendor da arte, no final, há fotos de rapazes de kilt fazendo uma apresentação de música e dança.

































































Espero poder ter auxiliado novamente.